CONTATO

Tem alguma memória do Colégio de Aplicação da UFRJ?

Envia pra gente! 

SOBRE O PROJETO DE PESQUISA

O Colégio de Aplicação da UFRJ completa 70 anos em 2018. Nos últimos 20 anos foram realizados registros audiovisuais em fotografia analógica e digital e vídeos das atividades de ensino, de extensão e pesquisa, eventos culturais e artísticos e do cotidiano da escola.  O registro e armazenamento das imagens, material gráfico e vídeos constituem um rico acervo que guarda a memória e história de uma instituição pública que se destaca por oferecer um ensino básico e uma formação docente inicial e continuada crítica e de qualidade.

A revisitação do acervo, sua organização, seleção e edição têm como objetivo produzir um catálogo/portfólio online da história audiovisual do Colégio de Aplicação nos últimos vinte anos. Pretende-se também recuperar outros registros realizados, informalmente, pelo corpo docente e administrativo, neste período.

Narrar a própria história é uma forma de reconhecer a trajetória, resgatar e preservar a memória e salvaguardá-la para as próximas gerações. É um modo de comunicar uma identidade e de propiciar ao público externo e comunidade interna a compreensão de um projeto político pedagógico que vem sendo construído ao longo de 70  anos de existência.  Nos últimos cinco anos, o corpo docente e técnico-administrativo Colégio de Aplicação foi  renovado em mais de 50% de seu quadro, reforçando a importância de um projeto desta natureza neste momento. 

Em tempos onde o a educação pública tem sido alvo de uma crescente desqualificação e desmonte, é de fundamental importância que possamos recuperar e organizar a memória de uma escola que se constituiu como um projeto de melhoria da educação básica pela constituição na Universidade de um espaço para pesquisa aplicada e formação docente orientada.

 

ACERVO

No nosso acervo tentamos incluir o maior número de memórias audiovisuais significativas que encontramos, em parceria com diversos setores da Universidade e do Colégio de Aplicação. Se você não se viu representado, seja individualmente ou conjuntamente (sua turma, sua equipe...), não fique triste! Você pode enviar seu material através do email: ou preenchendo o quadro CONTATO logo abaixo. 

Não esqueça de identificar quem for possível e incluir o ano ou década de sua memória CApiana. 

 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now